A Pesquisa

Conheci Paulo Nilton de Carvalho na inauguração da Exposição “Nos Trilhos da Memória”, promovida pelo Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul - TRT4ªR, na Cidade de Rio Grande, em 27 de maio de 2010. Seu Paulo me fez viajar na história do trem e, na curva dos anos, pude ouvir o apito, ao longe, e sentir sua saudade. Ao relatar-me sua iniciativa, guardando e conservando documentos sobre a Ferrovia, pude perceber a importância da preservação da memória ferroviária e quis contribuir nesse feito. Resolvi desde então dedicar meu Trabalho de Conclusão de Curso,  Betamemória: o blog e a folksonomia como ferramentas de preservação do patrimônio ferroviárioàs, as iniciativas e memórias deste homem, que conheceu de perto o que foi a Ferrovia.
Meu trabalho se desenvolveu sob orientação da Profª. Drª. Lizete Dias de Oliveira e do Prof. Dr. Rafael Port Rocha durante um ano, ao longo da realização do Trabalho de Conclusão de Curso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para obtenção do diploma de Bacharel em Biblioteconomia. Sendo assim, juntamente com a monografia, o blog Betamemória foi produto da conclusão do curso. Além disso, o estudo está ligado ao Núcleo de Pesquisa em Memória, Informação e Suportes do Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação
O Objetivo do trabalho foi preservar a memória, ou seja, as informações sobre a Ferrovia através da exploração de fotografias no ambiente blog. Além disso, buscou analisar de que maneira a folksonomia, utilizada para descrição de imagens, mostra-se possível como método de representação da memória individual e coletiva. Para tanto, foi preciso entender a memória a partir das definições de Pollak. Ou seja, a memória é tudo aquilo que criamos e compartilhamos. Sendo assim, nosso objeto de estudo foram as informações (memórias) despertadas através das fotografias.
O trabalho partiu de uma pesquisa aplicada, com um estudo de caso sobre um conjunto fotográfico. O sujeito da pesquisa foi Paulo Nilton de Carvalho, ferroviário aposentado que reuniu cerca de quatro mil imagens sobre a Ferrovia em sua casa, montando assim, importante conjunto documental acerca do tema.
Entendemos que a essência da fotografia está nos significados que construímos a partir dela. Isso quer dizer que o suporte da informação não é a informação em si, mas apenas a superfície física onde ela está inscrita. Sendo assim, os procedimentos partiram então da migração do suporte em papel para o suporte digital. É preciso diferenciar o que é informação do que é suporte da informação. Suponhamos aqui, o que seria muito triste, que as fotografias em papel fossem perdidas - os significados não iriam morrer, uma vez que eles não dependem do seu suporte para existir.
A digitalização e a coleta de tags ocorreram em cinco encontros realizados na casa de Seu Paulo em Rio Grande, junto ao acervo, no período de 30 de agosto a 03 de setembro de 2010. Registrou-se em um diário como foi cada um dos dias de trabalho na casa de Seu Paulo. Foram digitalizadas cem imagens, tanto fotografias como documentos que o ferroviário considerou de extrema importância. A amostra do trabalho é composta, dessa forma, por cem imagens, escolhidas por Seu Paulo como sendo representativas do acervo. Além disso, muitas delas fazem parte da Exposição Itinerante chamada “Nos Trilhos da História”, criada por Seu Paulo. A digitalização das imagens foi realizada a partir de câmera fotográfica profissional (marca), seguindo as “Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes” do CONARQ, 2010. Ou seja, realizou-se a captura da imagem em formato RAW e sua posterior conversão para o formato OpenRaw DNG.  Tais imagens foram armazenadas em mídia removível.
A partir da digitalização das fotografias e coleta de suas tags, criou-se uma conta denominada Betamemória no álbum da web Picasa. O conteúdo foi então inserido no álbum da web Picasa. Depois disso, foi realizada a criação do blog Betamemória no Blogger, ferramenta compatível com o Picasa, sendo então publicadas as fotografias com suas respectivas tags.
Em seguida, foi realizada a Roda da Memória no Foro Trabalhista de Rio Grande em parceria com o Memorial da Justiça do Trabalho no RS, marcando o encerramento da Exposição “Nos Trilhos da Memória”. Participaram do evento cerca de vinte ferroviários aposentados e Seu Paulo. Durante o evento, foram projetadas trinta fotografias escolhidas por Seu Paulo. Cabe ressaltar que foram expostas apenas fotos que falavam da ferrovia, não as fotos da família de Seu Paulo, por opção dele. Foram, então, coletadas as palavras que, segundo os ferroviários, representavam as fotografias. A Roda da Memória teve duração de duas horas e foi gravada, tanto em registro sonoro, como  em áudio-visual, resultando em um vídeo editado por Ana Reckziegel e Juliano Machado. Após a realização da Roda da Memória, foi realizada a coleta de tags a partir dos registros. Essas novas tags foram, então, juntadas às demais, já inseridas no álbum Picasa e, conseqüentemente, no blog Betamemória.
A terceira coleta de tags ocorreu na Roda da Memória realizada pelo Sindicato dos Ferroviários Aposentados do Rio Grande do Sul, durante o FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES FERROVIÁRIOS em que Seu Paulo mostrou sua Exposição “Nos Trilhos da História”. Essa Roda da Memória foi realizada em 27 de outubro de 2010, às 10 horas da manhã, e consistiu em projeção daquelas mesmas trinta fotografias escolhidas por Seu Paulo, além de conversa informal sobre as imagens projetadas. Nessa  ocasião, porém, foram entregues aos dez ferroviários Fichas para a Coleta das Tags. Contudo, poucos deles preencheram as fichas de modo satisfatório, embora tenha sido possível coletar algumas novas tags para as fotografias e inseri-las no blog.
O resultado da pesquisa é o que denominamos Revoada da Memória. Trata-se da nuvem de tags, uma massa processual atual, em permanente construção. Quando temos a união de todas as impressões, interpretações e tags criadas enxergamos um retrato do pensamento coletivo em dado momento sobre determinados conteúdos. É a informação classificada da forma mais orgânica e mutável possível.